Universidade do Minho  

             
 
  Autenticação
 
Mapa do Site
Contactos
Email
   
  imprimir
 

Ao longo dos anos, temos assistido ao desenvolvimento da tecnologia, a um ritmo cada vez mais acelerado. Em concorrência com este desenvolvimento acelerado, os seus utilizadores têm cada vez maiores expectativas em relação aos novos frutos desse desenvolvimento. Os alunos esperam maior mobilidade, flexibilidade e personalização do seu espaço de aprendizagem e de interacção administrativa com a Universidade. Os docentes cada vez mais dependem de ferramentas electrónicas robustas e eficientes para melhorarem o seu desempenho nos espaços de ensino e investigação. Os funcionários desejam informação cada vez mais específica e precisa, de fácil acesso e sempre disponível. No entanto, e apesar dos investimentos continuados em tecnologias de Informação, realizados pela Universidade do Minho, não tem sido possível acompanhar as expectativas dos seus utilizadores.

Consciente deste desafio, e por forma a responder a estas expectativas, a Universidade do Minho lançou um processo de reflexão interna sobre o papel das Tecnologias de Informação no suporte à sua Missão, no seio do qual se articulou uma Visão assente nos seguintes princípios

  • TODOS na e-UM têm existência na net ao nível oficial, de processo e privado
  • TODO o espaço da e-UM é um espaço de concexão à net
  • TODO o aluno, professor e funcionário da e-Um tem um computador portátil
  • TODA a comunicação oficial da e-UM é digital
  • TODA a informação preservada da e-UM é-o em formato digital
  • TODOS na e-UM pertencem a uma comunidade de partilha de conhecimento
  • Os campi da e-UM são pólos de contaminação para o desenvolvimento de uma região de conhecimento

Estes princípios traduzem a Visão de uma Universidade onde as Tecnologias de Informação desempenham um papel fundamental no suporte ao processo de interacção e partilha de conhecimento entre os membros da sua comunidade, como ponto de partida para o assumir da Universidade como um pólo de contaminação para o desenvolvimento de uma região do conhecimento.

Tendo por base estes princípios, foi desenhado um projecto integrado de intervenção, com vista à materialização desses mesmos princípios em infraestruturas, serviços e conteúdos, projecto esse que mereceu a aprovação e financiamento parcial do POSI/FEDER em finais de 2003.

Sumariamente, o Projecto "O Campus Virtual da Universidade do Minho" desenvolve-se em três frentes (O documento da candidatura está disponível para consulta):

 - Implementação de uma rede Wi-Fi segura (a 54Mbps) em todos os espaços públicos da Universidade do Minho, abrangendo o Campus de Gualtar e o Campus de Azurém, bem como as instalações do Paço.

 - Implementação de uma plataforma transversal de e-learning e criação das competências internas necessárias à formação e apoio aos docentes na produção e publicação de conteúdos, bem como ao apoio dos seus futuros utilizadores.

- Desenvolvimento e implementação de um conjunto de serviços electrónicos, dirigidos aos membros da comunidade académica da Universidade do Minho e disponibilizados através do portal da Universidade:


 
  © 2017 Universidade do Minho  - Termos Legais Símbolo de Acessibilidade na Web D.
  UMIC - Unidade de Missão Inovação e Conhecimento  Portugal em Acção  Programa operacional Sociedade do Conhecimento - POSC  Fundação para a Computação Científica Nacional - FCCN  União Europeia